O Programa de Ação Contra a Desertificação, Efeitos da Seca e Revisão dos Planos Estaduais (PROADES) iniciará, no mês de julho, uma série de seminários presenciais no estado do Ceará, com o objetivo de promover a atualização do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE).
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com o apoio de instituições estaduais e municipais.
Os seminários têm como proposta principal fomentar o debate intersetorial e a participação social na construção de estratégias de enfrentamento à desertificação, degradação ambiental e seus impactos socioeconômicos, com foco na convivência sustentável com o semiárido.
Cidades e datas dos seminários no Ceará:
-
Fortaleza
- Local: Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto
- Datas: 22 e 23 de julho de 2025
-
Jaguaribe
- Local: Auditório do IFCE – Campus Jaguaribe
- Datas: 28 e 29 de julho de 2025
-
Crato
- Local: Centro Cultural do Cariri
- Datas: 31 de julho e 01 de agosto de 2025
Esses encontros fazem parte de um esforço nacional articulado pelo PROADES para revisar e atualizar os Planos Estaduais de Combate à Desertificação, considerando as especificidades territoriais e climáticas de cada unidade da federação. No caso do Ceará, trata-se de uma ação estratégica para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à resiliência climática, segurança hídrica e desenvolvimento sustentável no semiárido.
Inscrições abertas
As inscrições para os seminários estão abertas e podem ser realizadas por meio do site oficial do programa:
🔗 www.proades.com.br/seminario